Páginas

Pesquisar

Como poupar a proteína ingerida?

Seja com o objetivo de ganho de massa muscular, seja para um melhor aproveitamento do organismo devido à uma condição clínica específica, seja pelo que for: a grande maioria das pessoas quer saber como não desperdiçar a proteína que ingere.

A proteína é um nutriente nobre; assim, o ideal é utilizá-la para funções igualmente importantes, como a construção de hormônios e a manutenção da massa muscular. 

No entanto, ao ingerir menos proteínas do que o necessário, ela é destruída e transformada em carboidrato e gordura. Isso ocorre porque o cérebro não pode ficar sem carboidrato (glicose), que é seu combustível principal. Na falta dele, o organismo recorre à proteína muscular como fonte energética.

Portanto, se você quiser poupar a proteína que ingere, é fundamental comer alimentos que contenham bons carboidratos, de forma geral, nas três principais refeições do dia. 

A forma como escolher esses carboidratos e a distribuição adequada deles no seu plano alimentar deverá ser feita sempre pelo nutricionista, que é o profissional mais adequado para poder lhe ajudar. Fique atento!