Páginas

Pesquisar

Você está desidratado?

Para se discutir as modificações da ingestão hpidrica total de um indivíduo fisicamente ativo é preciso analisar a recomendação da ingestão adequada (AI, adequate intake) de água total.

O Instituto de Medicina estabeleceu, para populações e residentes em clima temperado, a AI para adultos na faixa etária compreendida entre 19 e 50 anos, do sexo feminino de 2,7 litros e masculino de 3,7 litros.

Todas as fontes de água podem contribuir para a necessidade total, como chás, cafés, sucos, água e umidade dos alimentos. Além disso, o nível máximo de ingestão tolerável (UL) ainda não foi determinado.

A coloração da urina também pode ser utilizada como marcador da desidratação. Porém, alguns cuidados devem ser observados, como: (1) uso de vitaminas, que comumente escurecem a urina e nem sempre significam que o indivíduo está desidratado e (2) consumo de suplementos ou diuréticos que alterem o estado hídrico, como creatina, chás emagrecedores e alguns medicamentos com prescrição médica.

Em academias: uma regrinha prática é ingerir 1/4 de água a cada 1/4 de hora. Traduzindo: 250 ml a cada 15 minutos. Essa regra se baseia no fato de que a maioria das atividades de academia possui duração de 40 a 60 minutos/sessão de treino, o que representaria a ingestão de 750 a 1 litro de água.

Veja a tabela abaixo e fique ligado na cor da sua urina. Pode ser que você esteja desidratado sem ao menos saber.